BTT – Maia

Campeonato de BTT – XC dos jogos de Interfreguesias da Camara Municipal da Maia.

  • C. M. da Maia

    Camara Municipal da Maia

     

  • Cartaz 2008

    cartaz-interfreguesias-2008.jpg

     

  • Edições anteriores

    Edições anteriores.
  • Arquivo

  • Pedaladas

    • 38,191 Trips
  • Colaboradores.

    Henisa

     

    Paulo Ribeiro

     

    Oficina Gondim

     

    Bike Zone

3ª Prova Gemude – Bajouca

Posted by bttmaia em Abril 20, 2008

O campeonato do Inter freguesias volta a visitar este ano a freguesia de Gemunde, mais concretamente junto às habitações sociais da Bajouca, para realizar a sua terceira prova.

Clicar para ver localização.

As escadinhas do ano passado ficaram na nossa recordação (em especial na do nosso amigo Carlos (Sopas) Nuno).

O trabalhinho de casa tem estado a cargo do nosso amigo Rodrigo Machado, assim como o apoio técnico do Vítor (Abrasar) Santos e com a ajuda dos elementos da Junta de Freguesia de Gemunde que apadrinha esta prova.

O trajecto da pista é engraçado e divertido, um pouco mais longo e muito diferente que a anterior edição, mas como vêm sendo habitual, sem grandes dificuldades, mas vão treinando as escadinhas a subir também 🙂

O local da meta é a Norte (traseiras) das habitações sociais da Bajouca (carinhosamente alcunhadas de Titanic) na rua nascente da urbanização da Bajouca, o acesso pode ser feito através da travessa ou da rua da Bajouca. A partida para o circuito é no sentido Norte. Clicar na imagem deste post para visualizar local e o aspecto dos trilhos.

Mais uma vez temos de apanhar a Nacional 14 (Maia – Trofa) passar o Jumbo o Decathalon e no Castelo da Maia na segunda rotunda (a do mercado) virar na direcção para Gemunde ou ISMAI. Seguir em frente depois de passar o ISMAI, apanhar a estrada de paralelo e junto de um cruzeiro (cruzeiro da Anta), virar à direita para a Bajouca e seguir sempre em frente pela estrada de paralelo até ao Titanic onde já devem encontrar a nossa festa de BTT 😉

Aqui vai o horário:

  • 9h00 Abertura do secretariado.
  • 10h00 encerramento do secretariado.

Novas inscrições (estes continuam a pagar os 2€50 para o seguro). Levantamento dos dorsais (todos têm de voltar a apresentar o B.I.), agradecemos que todos façam o levantamento dos dorsais neste horário.

1ª Prova+/- 9h30

  • Bambis Femininos – 1 volta de 650 mts
  • Bambis Masculinos – 2 voltas de 650 mts
  • Infantis Masc. – 3 voltas de 650 mts
  • Juvenis Fem. – 2 voltas de 650 mts

2ª Prova – Após o termino da 1ª prova.

  • Juvenis Masculinos – 3 voltas de 3450 mts
  • Seniores Femininos – 3 voltas de 3450 mts
  • Juniores Masculinos – 3 voltas de 3450 mts
  • Veteranos B – 3 voltas de 3450 mts

3ª Prova – Após o termino da 2ª prova

  • Seniores Masculinos – 4 voltas de 3450 mts
  • Seniores Prós – 4 voltas de 3450 mts
  • Veteranos A – 4 voltas de 3450 mts

Track de GPS em ficheiro gtm e imagens google earth do local da prova.

Anúncios

22 Respostas to “3ª Prova Gemude – Bajouca”

  1. carlao said

    foi uma prova espetacular

  2. Anónimo said

    acho o circuito mais engraçado sem as escadas, ir em frente em vez de virar para as mesmas, mas isso sou eu k digo.
    Certamente tambem não serei o unico.

    tiso

  3. bttmaia said

    Não é obrigatório descer pelas escadas, existe a alternativa ao lado das escadas.;)

  4. Anónimo said

    Descer até é curtido, agora desmontar da bike para subir 5 degraus ………………………..
    mais vale montar portagem sem direito a via verde, tal vai ser o engarrafamento.

  5. Anónimo said

    O problema não é descer mas sim subir os 5 degraus, devido ao engarrafamento k vai provocar

    tiso

  6. bttmaia said

    Faz parte da técnica do BTT transpor obstáculos, a prática de saltar da BTT em andamento pegar na mesma ultrapassar o obstáculo para depois montar novamente em andamento é dominada por alguns ciclistas com muita técnica de forma espectacular e interessante para quem vê, acho que incluir uma acção destas é uma mais valia para a prova.;) O engarrafamento que se pode prever será o mesmo que poderia acontecer ao passar pelo single track que sugerem noutro comentário atrás se o percurso fosse em frente com o inconveniente neste caso de anular a descida das primeiras escadas. Podem reparar também que neste obstáculo é possível contornar as escadas subindo pelo lado poente…;) Reparem que é o fim do percurso neste caso e nesta pista com uma quilometragem maior do que o normal dos percursos de todas as provas que se tem feito e com mudanças de ritmo constantes que de certeza vai aumentar as distâncias entre atletas.
    Mas se acham que é “castigo”, eu também corro e vou fazer a prova, por isso o “castigo” de as fazer é também para mim…:)

    Um abraço a todos.

  7. Curandeiro said

    Não temos culpa de seres masoquista…. e há várias técnicas que dominamos e não usamos no BTT, e não é por isso que as quero ver aplicadas na prova de sexta-feira, mas fora isso vou na mesmo, não se preocupem comigo.

  8. Curandeiro said

    Atenção eu disse aquilo com um sorriso nos lábios :), mas que voçês tinham uma alternativa muito mais interessante, áquelas escadas malhosas (atenção,eu faço o lance de escadas, não me corto)TINHAM!

  9. bttmaia said

    Na boa Filipe (Curandeiro)… 🙂 Eu entendi que estavas a reinar…:)
    No dia vou estar lá, “podes martelar mais na minha cabeça”, mas quase que tenho a certeza de que não vai ser por motivo daquelas simples escadinhas…:D Que no final até as vais achar divertidas de as fazer. 😉

    PS: Houve uma pequena confusão no programa com a classe dos veteranos B, observada por um amigo e agora já está corrigida. Obrigado.

    Um abraço.

  10. Anónimo said

    Para desmontar da bike devido a um tronco grande no trilho, pedras, subidas incremes justifica bem o desmontar, agora escadas quando estas podiam ser facilmente evitadas em no lugar de descer as escadas, seguir em frente……mas é apenas a minha ideia, tal como poderiam evitar o estradão em terra batida, isto devido ao lixo e á agua, pois não é nada de mais essa secção, mas o lixo inflizmente é a realidade das matas de portugal.

    De resto, parabens pelo trabalho, está uma pista excelente de fazer inveja a muitas, muito bem feita, com tecnica e bons locais para o pessoal assistir.

  11. bttmaia said

    É verdade que se podia evitar o estradão, contudo é necessário contar com os meios que dispomos e fazer uma pista sinuosa implica gente fixa nos locais para fiscalizar possíveis cortes e acredita que assim foi pensado, contudo a pista seria ainda muito mais dura e é necessário pensar no pessoal que só anda ao Domingo e o estradão vai ser um descanso para alguns e para ultrapassagem de outros tantos… No lixo infelizmente nem comento, pois só me dá revolta…:/ A àgua até ao dia vai secar 😉
    Quanto aos obstáculos posso contar a realidade do que aconteceu o ano passado: Havia um muro pequeno onde não conseguimos retirar uma das pedras enormes, resolvemos então calcetar minimamente para ser ultrapassada com técnica… Sabes o que aconteceu? No dia da prova a pedra que lá estava foi desviada?!?!?!
    Acredito que se houvesse troncos ou mais pedras ainda ia ver pessoal de serrote e de alavancas de pedreiro no dia anterior a tentar alisar o obstáculo… 😀
    Por isso as escadas são bem vindas, só espero que não as tentem também destruir só pelo motivo de não ter que desmontar da bicla 🙂 Iríamos ter problemas com o condomínio do Titanic… 😀

  12. Floopi said

    Boas, segundo percebi a “discussao” das escadas, o percurso vai ter a direcção das escadas grandes (aquelas que têm a rampa em terra ao lado) para as escadas pequenas, correcto?

    essas escadas pequenas que estamos a falar não são apenas 3 degraus? (pergunto eu que só passei lá uma vez) não se desce aquilo na boa de bike?

    cumps

  13. Tenho a dizer que a pista de Gemunda está 5 estrelas.

    Muito selectiva e bonita.

    No entanto o lixo existente no estradão é a prova viva de que nao são os Betetistas que sujam as matas e caminhos.

    Acho que a prova se tornou muito mais atractiva com a passagem pelas escadas(ambas), no entanto compreendam que não gostem de desmontar, assim como eu também não gosto. Mas desta vez até é aceitável, só pelo gozo de fazer a descida(alternativa)das escadas grandes sempre a abrir.

    Esperemos que os “lagos” existentes no estradão sequem um bocadinho! Nem que seja so nas bermas para o pessoal nao ter de andar todo molhado!

    Boas pedaladas e até Sexta

  14. Anónimo said

    Isso é uma verdade, o inter da Maia ainda é vivo devido ao gosto de que o pessoal tem pela modalidade, e muitas das criticas deveriam ser pensadas que o pessoal faz tudo isto de graça.

    Quanto ás pedras, realmente sempre pensei que tivesse sido a organização, pois quando as vi dias antes gostei muito (um local onde alguns desmontavam, outros não), no dia reparo que estava tudo limpo e era sempre a andar, nunca pensei que tivesse sido o pessoal, nesse caso qualquer dia nem pedras temos para saltar, vão andar da basoura lol. Acho que esse tipo de pessoal deveria dar o nome para ajudar era dias antes a limpar a pista.

    Quanto ao estradão, realmente vai dar para descançar, agora muitos vão andar devagar para não se molhar e vai um passar mesmo no meu e lá vai molha hehehehe.

    Até sexta pessoal

    P.S. – anonimo do topico mais acima lol

  15. Peter Pan said

    è pá podemos por uma rampa pa saltar? assim evitamos as escadas e ganhamos mais tempo…

    LOL.

    Abc e até sexta..

  16. abrasar said

    Floopi, as escadas que o pessoal mais comenta são as seguintes:
    http://picasaweb.google.pt/maiabtt/20083ProvaGemunde/photo#5189834805975673426
    (cola o link no browser ou visualiza a última foto do album de apresentação da pista), que são para subir ;). O ano passado desciam-se umas outras onde muito pessoal se queixou de não ter alternativa como nas grandes para as descer. 😉

    PS: Já está escolhido o local para a 4ª prova, Monte Caverneira – Aguas Santas.
    Podem confirmar na agenda.

    Um abraço.

  17. A prova está excelente!

    Assim como o trabalho de todos aqueles que se entregam de corpo e alma para nos proporcionar bons momentos a fazer aquilo que mais gostamos.

    Já viram alguém morrer por subir 5 degraus??? 🙂 Eu também preferia nao desmontar, mas lá terá que ser.

    Pela quantidade de comentários nota-se logo que o Forum BTT está inacessível!!! Ainda bem, assim o pessoal visita a propria pagina do Inter!

    Boas pedaladas

  18. Floopi said

    ahhh, não conhecia essas escadas…

    então isso é que é uma dificuldade???? :S

    isso sobe-se de bike a brincar… quem tiver pedais de encaixe até salta 😀 😀

    abraços, até 6ª

    que a força (nas pernas) esteja convosco…

    e já agora um bocadinho comigo tambem… lololol

  19. bttmaia said

    Impressionante e incompreensível a falta de civismo de alguns negrumes da nossa sociedade… 😦 Esta ultima noite (23 para dia 24) descarregaram lixo no início do primeiro single trak da pista… 😦

    A câmara não tem culpa e sei que por vezes faz a limpeza do estradrão por onde passa o circuito. Sugeria que ligassem para o numero gratuito do gabinete técnico florestal (que é o que tem meios logisticos para fazer a limpeza) a informar de que fizeram uma prova pelo local e se havia possibilidade de limpar o lixo por onde passaram. Identifiquem bem o local. Sendo algumas pessoas a ligar pode ser que tenham mais em atenção ao assunto, a mata de Gemunde merece esta nossa acção.

    Linha verde (gratuito) nº800 205 169

    http://www.cm-maia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=64&Itemid=59

    Gabinete Técnico Florestal
    • Dr. António da Silva Lopes – Coordenador S. M. P. C.
    • Drª. Kátia Solange da R. Fernandes – Técnica Florestal

    Tel. (Directo): 22 940 87 22
    Fax (Directo): 22 941 20 38
    Tel. (Geral C. M. Maia): 22 940 86 00
    Linha Verde de Emergência: 800 205 169

    E-mail: gtf.maia@gmail.com
    Este endereço de e-mail está protegido contra Spam, é necessario activar o Javascript para o vizualisar.

    Morada:
    Praça Prof. Dr. José Vieira de Carvalho
    Torre Municipal – 14º. Piso
    Praça do Município 4470 – 202 Maia

  20. XIMBRA said

    Amigos

    O Candido que caiu nas escadas , já saiu do Hospital, eram cerca das 5 horas da tarde, não tem nada partido, mas tÊm para cima de 15 dias de baixa, pois está bastante contudido por dentro .

    Temos o video da queda e aquilo foi mesmo mau, ainda bem que não foi tão mau como temia-mos

    Para ele em nome da organização e de todos os seus colegas de competição, as rápidas melhoras e que rapidamente se junte a nós .

    Ximbra

  21. jose regalo said

    Amigos apenas uma sugestão,no sentido positivo, o inter é uma festa para todos e por isso entendo que a classificação individual, em cada etapa do mesmo, deveria existir para todos e não apenas para os vinte primeiros, é que a festa não é só para os primeiros, os últimos também têem o direito, a titulo de curiosidade, a saber a sua classificação. Já sei que são amadores, e que não chegam para todas as encomendas, mas os que contribuem com a sua presença, para o engrandecimento e sucesso do vosso evento, também o são.

    Parabéns novamente, pela organização, e pela capacidade de mobilizar o mundo betetista…até já vêem de outras paragens…Amarante, Penafiel…etc

    Força Ximbra (fala menos ao micro) Pinheiro e restante elenco.

    Ab Regalo

  22. ximbra said

    Caros amigos

    As classificações foram uma opção que vêm de anos anteriores e foi pensada e repensada de forma a agradar a todos.

    A questão pode ser vista sempre pelo lado do copo meio cheio ou meio vazio, preferimos não “desiludir” ninguem estampando no mundo virtual que o bttista “Zeca do Garrafão”, que diz em casa e aos amigos que é um pró que faz 100 meias maratonas por ano e dá retada aos amigos Domingueiros e que depois na classificação do Inter aparece sempre em 53º lugar.

    Penso que será mais engraçado , que um dia quando for mais velhinho mostre aos netinhos que quando era jovem e fazia btt e até corria no Inter da Maia ficava sempre em 15º entre 120 participantes 🙂

    Se quer saber se ficou em 53º ou 54º ou se ficou á frente do amigo “Tone da Bejeca”, baá´´aááááá

    Prometo falar menos ao micro, mas tbm prometei-me que não me obrigueis a falar ;((((((((((

    Ximbra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: