BTT – Maia

Campeonato de BTT – XC dos jogos de Interfreguesias da Camara Municipal da Maia.

  • C. M. da Maia

    Camara Municipal da Maia

     

  • Cartaz 2008

    cartaz-interfreguesias-2008.jpg

     

  • Edições anteriores

    Edições anteriores.
  • Arquivo

  • Pedaladas

    • 38,172 Trips
  • Colaboradores.

    Henisa

     

    Paulo Ribeiro

     

    Oficina Gondim

     

    Bike Zone

Herois são estes…

Posted by bttmaia em Junho 18, 2008

Heróis são estes e outros do mesmo ENORME tamanho…

No ultimo Domingo e agora através da net muitos amigos têm dado e enviado os parabéns e até nos tem chamado de heróis a mim e ao Jorge Pinheiro.

Não é que não merecêssemos e um “fixe pá” quem não gosta de ouvir , mas será que somos mesmo “heróis” ?

Nada disso, somos talvez a parte mais visível e os congregados de muita gente que nos ajuda e que sem eles nunca conseguiríamos fazer nem uma prova quanto mais um campeonato.

A ideia partiu do pelouro de desporto da Câmara Municipal da Maia, em especial do Prof. André Conceição, também ele praticante da modalidade, que decidem incluir o BTT na vertente XCO nos jogos Inter freguesias da Maia e para tal solicitam a ajuda das duas únicas colectividades que tem o BTT como modalidade, os Dadores de Sangue da Maia e os Leais e Videirinhos de Pedrouços, que delegam no Jorge Pinheiro e no Jorge Antunes “Ximbra”  a responsabilidade técnica de levar avante esta iniciativa.

Começou-se em S. Pedro de Avioso com 50 atletas, megafone na mão e uma fita a servir de meta, passados 3 anos, 2008 teve a  participação de 293 bttistas e um aparato que nada tem a ver com a simplicidade inicial.

Mas tudo isto só é possível com a ajuda de muitos amigos uns mais no activo, outros mais no passivo, mas todos em prol do BTT do Inter freguesias da Maia.

Este ano temos de agradecer ao esquadrão que nos ajudou a cumprir a missão e não posso esquecer dos dois elementos da Câmara peritos a distribuir dorsais a Paulinha e o Tiago e ao seu chefe André Conceição, aos grandes campinadores e engenheiros dos percursos, o Jorge Coelho, o Carlos Luz, o Avô Ximbra, o Machado e Vítor “Ferramentas” Santos, o Fábio o Orlando o pessoal que monta e desmonta o espectáculo, o Luís o Macedo, o Quim, o grande homem das classificações o Virgílio Garcia, o Repórter oficial Prof. Augusto Sousa, o multifacetado, mas principal responsável pela comunicação e gestão deste blog o Vítor “Ferramentas” Santos, o Homem das tendas o Carlos “Sopinhas”.

Claro que não nos podemos esquecer dos nossos patrocinadores como o incentivador Paulo Ribeiro, homem que já fez mais pelo desporto na Maia que muitos clubes, a Henisa, a Auto Gondim, a Unicer com as bebidas, obrigado Zé Teixeira e Marlene Paiva, à BikeZone e claro às muitas freguesias que nos apoiaram, Santa Maria de Avioso, Milheirós, Gemunde e Barca.

Afinal somos muitos, mas heróis só mesmos os atletas em especial os mais novos, sempre presentes, sempre alegres, sempre camaradas, com mais ou menos competição aguerrida e que no final são todos amigos e já sabiam o nome uns dos outros, heróis também são os seus pais que abdicam do soninho Domingueiro para estar presentes com os seus meninos e alguns até quase a competir correndo a passo com eles (para o ano vamos ter mais um escalão – pai correndo atrás do filho). 🙂

Este inter freguesias 2008 acabou, para o ano como sempre nunca sabemos se haverá, depende da Câmara da Maia, que neste momento tem que contar com patrocinadores para poder manter as várias actividades desportivas com a mesma força, e nós sabemos como estão os patrocínios. 😦

Mas para já temos que convencer o Pinheiro a repensar a sua intenção de não voltar a ser organizador, o rapaz é bi-pai recentemente e anda muito cansado, não há insubstituíveis, mas este é…

Sabemos que festa fechada, é casa arrumada, mas gostariamos de saber a vossa opinião da forma como correu este inter freguesias. O que há a alterar, se os escalões estão correctos, muito importante, quais as provas que gostaram mais (as de outros anos incluidas) e quais acham que são dispensaveis, se acham que seria mais bonito fazer uma festa à parte da última prova para a entregra dos troféus gerais finais e outras ideias que tenham.

Participem, as altas esferas autárquicas lêem o que aqui se escreve e é muito importante que inundemos este blog com incentivos para que este Inter não acabe.

Por mim até para o ano, pelos outros ………………..

Jorge Antunes “Ximbra”

Anúncios

8 Respostas to “Herois são estes…”

  1. António Santos.(Sapatadas) said

    Boas.
    Estão todos de parabens, para mim foi lindo e bastante participado, cada Ano que passa está tudo muito melhor.
    Eu participo no Inter desde que ele foi criado, pensando bem acho que todos nós temos o nosso lado competitivo, e na vida que levamos, temos poucas vezes a hipotese de mostrar esse mesmo lado que nos leva a querer ser melhor que o outro e dar o maximo para o conseguir.
    O Inter já faz parte da minha vida, pois treino todo Ano, e vivo de uma maneira diferente pois sei que ele existe, e que para o proximo tenho que estar melhor, pois os outros tambem vão estar mais fortes.

    Que viva o Interfreguesias da Maia, pois nos traz algo que mais ninguem nos pode dar, e nos faz imensa falta e nos faz esquecer algumas fazes dificeis que a vida nos põe á frente, e assim ultrapassa-las sem grande dor.

    Estou lá para o Ano, e o capital não é tudo, a parte mais dificil já existe o resto arranja-se. (Falem connosco se nesseçario.

    Um grande abraço.
    António Santos. (Sapatadas)

  2. Jaime Fonseca - Rompe Trilhos said

    Boas,

    Antes de mais quero dar os parabéns a todos os que fizeram parte da organização do Inter-Freguesias de 2008, bem como a todos que fizeram parte das edições anteriores.

    Pelo que li no texto publicado pelo nosso amigo Jorge Antunes “Ximbra” parece-me que a organização nunca esperou que o evento pensado e “construído por este grupo excepcional crescesse tanto como foi verificado nesta edição de 2008.

    No entanto se o Inter-Freguesias cresceu é um sinal óbvio que foi feito um bom trabalho por parte de todos os intervenientes na organização e que todos deverão estar contentes por este objectivo ter sido conseguido. É pelo menos a minha opinião.

    Como em todas as situações existem apenas três saídas para qualquer evento, o sucesso, o fracasso ou a estagnação. Sendo assim o Inter talvez tenha crescido “demasiado”(para o inicialmente pensado) e agora esteja a precisar de uma nova “casa”(métodos e grandeza da organização). Para isso serão necessários mais recurso humanos, verbas e apoios, ou então terão de tomar a decisão de limitar as inscrições para cada classe, o que levará inevitavelmente à já referida estagnação da evolução do evento.

    Acho que deviam deixar o evento crescer, pois acredito que há razões para isso. Uma destas razões foi a inclusão da classe Single Speed(parabéns ao Vitor), tendo sido o Inter da maia pioneiro neste tipo de competição.

    Por todos os motivos acima referidos e não querendo entrar em repetição quero apenas deixar, mais uma vez, o meu OBRIGADO a todos os que nos proporcionaram esta festa que é o Inter-Freguesias da Maia na modalidade de BTT.

    Boas pedaladas a todos e ate 2009 com um Inter ainda MAIOR! 🙂

  3. Ola pessoal do inter da maia.
    O Inter da Maia, marcou a minha estreia em competições de BTT, antes apenas estrada, tive a felecidade de vencer no escalão de juniores!!!
    Para o Ano, quero voltar a romper os trilhos da maia, desta vez será como federado, mas decerteza que irei participar, pois tomara muitos regionais ter a organização do inter.
    POR FAVOR!!!! Até para o Ano!!!! Vemo-nos por ai!!!
    Adeus e ate para o ano!

  4. Jorge Rocha said

    O Inter freguesias da Maia foi referenciado em vários artigos na imprensa regional de Matosinhos. Esperemos que o ultimo texto também o seja.
    *****************************************************************
    Terminou o Inter-freguesias da Maia 2008 com a 5ª prova realizada na freguesia da Barca. Integrada nas jornadas do desporto promovido pela CM Maia e apoiado pelas JF do concelho, temos de fazer uma referência aos “carolas” que já carregam esta iniciativa à vários anos, o Ximbra do Leais e Videirinhos de Pedrouços e o Pinheiro do ADS Maia.
    Num dia chuvoso, os habitantes saíram à rua para verem os atletas que num misto de coragem, destreza e muita atitude, deliciaram tudo e todos. Os pequeninos, mesmo muito pequeninos, foram muitos a comparecer na primeira corrida todos eles equipados para ultrapassarem a chuva. Este cenário demonstra a importância deste evento na sociedade mais jovem, mas também os parentes destes jovens acompanhavam de muito perto todos os movimentos dos pequeninos, não fossem eles ter uma queda, só que eles já são dominadores de uma técnica que os fazia ultrapassar os vários obstáculos da pista. No final foi o dia de consagração dos que andaram sempre na frente, tendo sido atribuídos os troféus da prova e os troféus da classificação geral.
    O BTT Matosinhos conquistou na ultima prova o segundo lugar da geral por equipas. Com o empenho de todos os atletas do clube, destacaram-se o Daniel Lapa que depois de vários azares em duas provas, ocorrendo uma queda e uma avaria na bicicleta que o colocou em ultimo lugar das provas, finalmente fez “juz” à sua actual época e terminou em primeiro lugar, tendo atingido o quinto lugar da geral em juvenis masculinos. João Santos, o Xiquinho, ganhou as cinco provas e consequentemente foi o primeiro da geral, logo seguido de Filipe Santos que terminou em segundo lugar da geral, ambos na categoria de bambis masculinos. Inês e Ana Azevedo (irmãs) fizeram uma corridas entre ambas, tendo terminado em 2º e 3º lugares da geral na categoria de elites femininas. Na categoria de prós (federados), Pedro Martins terminou o campeonato em ascensão de forma com o 2º lugar na corrida, tendo alcançado o 4º lugar da geral. Joel Oliveira fez 5º lugar na geral que demonstra a regularidade. Carlos Coelho que apesar de não participar em todas as provas, demonstrou toda a sua garra e a recuperação física desde à dois meses. Vários sócios do Clube também aderiram participando em algumas provas, destacando-se Moisés Rodrigues em quarto lugar na categoria de veteranos B.

    BTT Matosinhos
    Jorge Rocha
    Director

  5. Provávelmente poucos o sabem, mas este fim de semana 21/22 de Junho vai-se realizar nesta versão do ciclismo de BTT XCO na região de Val di Sole em Itália o Campeonato do MUNDO, exactamente para apurar os melhores do MUNDO e atribuir as camisolas arco íris.
    Os nossos “Tugas” estão lá em representação de uma selecção de XCO e DH e continuando, quase que aposto de que ninguém sabe que está lá um jovem Maiato na selecção para defender as cores nacionais e que é um dos melhores atletas juniores nacionais fazendo equipa na classe com Diogo Afonso Blackjack – Castrovães e com Ricardo Marinheiro do BTTrilhos e o jovem em causa é o David Rodrigues ADS Maia – Construções Ezequiel – Henisa… Pois… talvez o nome não vos diga nada mas do clube que representa e dos patrocinadores já é do vosso conhecimento…
    Quero com isto dizer que para mim herois também são em grande os carolas que organizam e promovem este desporto dando muito de si com muito sacrifício das suas vidas particulares em benefício da sociedade e fico com um grande nó no estomago mas resignado e compreendo qualquer decisão de não poder continuar do nosso querido amigo Jorge Pinheiro. Não vou aqui pedir para ele continuar, vou sim fazer um apelo para que a sociedade na figura dos seus representantes democráticos já deviam de dar valor e compensar o esforço destes cidadãos que abnegadamente ajudam a construir uma sociedade melhor mais equilibrada através do desporto neste caso o BTT que actualmente é o desporto com mais expressão e praticantes populares no país.

    Vitor (Tools) Santos
    Escola de BTT – ADSL

  6. Caros amigos,

    Não poderia o nosso clube ter escolhido melhor campeonato para debutar.

    A ida às terras da Maia representou um esforço pequeno quando medido em comparação com o que vivemos durante as cinco provas do vosso calendário.

    Organização de bom nível, técnicamente quase irrepreensível, simpática no trato e preocupada em corresponder às críticas e sugstôes que se revelassem construtivas e feridas de assertividade.

    Traçados interessantes, rigor nas classificações e funcionalidade na logística, merecendo assim que a autarquia maiata reforçe o apoio que vos concede.

    Desde já aqui deposito a certeza que o BTT MONTE MOZINHO / SKODA Geziauto / CA – Caixa Agrícola estará na próxima edição do vosso troféu e em força!

    forte abraço,

    Joaquim Amândio Santos
    Presidente

  7. Participei este ano pela primeira vez no Inter-Freguesias. Adorei! Depois de alguns anos afastado do XCO, não pensei que o meu entusiasmo pela vertente pudesse voltar a crescer desta forma.

    Muito obrigado à organização e a todos os que deram o seu contributo. Espero que haja mais, durante muitos e muitos anos e esperotambém participar o mais que puder nos anos que se seguem. Estou também disponível como voluntário para ajudar no que puder (desde que mesmo assim me seja permitido participar nas corridas, claro ;)).

    Miguel Santos – Mangelovsky

  8. Arlindo Silva said

    Então, já existe novidades para 2009 ?.

    Quero ver se faço algumas das provas do inter da maia ! 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: